10ª edição da Festa da Semente é realizada em Mineiros
Evento promove encontro entre agricultores familiares, troca de conhecimentos tradicionais e de sementes crioulas e caipiras entre trabalhadores rurais
A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realiza, no dia 16 de setembro, a 10ª Festa da Semente, em Mineiros, no sudoeste goiano. O evento, que já é tradicional do município, conta com a parceria da Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), da Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopermin), da Cooperativa de crédito Creditag, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Território Rural de Identidade Parque das Emas e da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg Jovem).
Esta é a primeira edição da festa desde 2019, já que o encontro foi paralisado devido à pandemia de Covid-19. Com o retorno, a expectativa é receber cerca de 400 participantes. A festa da semente é um espaço de articulação e intercâmbio de sementes crioulas e caipiras entre trabalhadores rurais da região. “Além de tratar sementes, a gente tem um espaço de troca de saberes, de informação, de trazer as pessoas para falar da produção de comida e do resgate da cultura”, conta Márcia Maria de Paula, engenheira agrônoma da Emater e coordenadora do evento.
O encontro contará com painéis temáticos, mesas redondas e tendas sobre áreas que se destacam na região, como agricultura familiar, turismo, apicultura, empreendedorismo, agrofloresta e sucessão familiar, conta Priscila Almeida, cooperada da Coopermin e sócia-proprietária do sítio Ebenézer, empresa parceira que divulgará o turismo rural da região durante o encontro.
“Sabemos que muitos conhecimentos vão se perdendo com o tempo e as sementes crioulas são um exemplo. O evento dá a oportunidade para que pessoas que ainda tem algumas dessas sementes possam compartilhar e garantir a preservação dessas espécies através de outros agricultores”, conclui Priscila Almeida.
A festa da semente é aberta a toda comunidade e as inscrições são realizadas na entrada, com custo de R$10, uma muda ou uma porção de sementes. Contará ainda com uma feira da agricultura familiar, onde serão comercializadas frutas, verduras, doces, queijos, comidas típicas e artesanato. Além de apresentações culturais promovidas pelo programa Vitrine Cultural Unifimes.
História
A primeira Festa da Semente ocorreu em 2009, depois da repercussão de um programa da Emater na rádio local sobre espécies que faziam parte dos hábitos alimentares e que, ao longo dos anos, foram se perdendo.
“As pessoas que escutaram o programa levaram mudas para os escritórios, o que foi muito legal. Na mesma época, nós ouvimos falar de uma experiência como a da festa no Rio Grande do Sul. Além disso, o pessoal da Universidade de Jataí (UFJ) estava envolvido em um projeto de plantio de milho crioulo, então pensamos em fazer o evento e deu muito certo”, explica Márcia Maria de Paula.
Segundo a agrônoma, o evento mostrou a existência de uma demanda reprimida na região quanto à troca e preservação de espécies e a discussão sobre alimentação saudável. “Os agricultores familiares são verdadeiros guardiões dessa agrobiodiversidade. Nosso objetivo, além de discutir a questão da alimentação saudável, é promover e valorizar o trabalho dos agricultores familiares, porque o alimento que chega na nossa mesa é produzido por eles”, completa.
Programação
08h - 09h - Credenciamento
09h - 09h30 - Abertura solene da 10ª Festa da Semente
09h40 - 10h40 - Painel 1
Agricultura Familiar e a Produção de Alimentos - desafios em época de insegurança alimentar, crise econômica e pandemia
Dra. Mariza Dias - UF Jataí
Clizeide Rezende Oliveira - Emater
Zenaide Almeida - Copermin Mineiros
André César Dias - Serviço de Agricultura Familiar (SFA-GO)/ Ministério de Pecuária e Abastecimento
Mediação: Me. Zaqueu Souza - Unifimes
10h40 - 11h - Debate
11h - 12h - Feira de Troca de Sementes, Homenagem aos “Guardiões de Sementes Crioulas” e apresentações culturais - Programa Vitrine Cultural da Unifimes
12h - 14h - Almoço
14h - 15h - Painel 2
Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas - Importância, resistência, saberes e sabores
Dr. Jacson Zuchi - IF Goiano Campus Hidrolândia
Dra. Ana Cláudia de Lima Silva - UFG Goiânia
Hildebrando Simão de Moraes - Comunidade do Cedro
Mediação: Dra. Glicélia Pereira Silva - Unifimes
14h - 15h30 - Debate
15h30 - 16h - Lançamento da Rede Goiana de Sementes Goianas
16h - 17h - Avaliação e Encerramento
Inscrições: Realizadas no dia do evento com 10 reais, uma muda ou uma porção de sementes
Local: Unifimes - Campus Mineiros
Endereço: Rua 22 esq. c/ Av. 21 - St. Aeroporto, Mineiros - GO, 75833-130
Emater Goiás
Comunicação Setorial