Alimentação escolar: Prefeitura valoriza agricultura familiar
A aquisição da agricultura familiar, para a alimentação escolar está regulamentada desde julho de 2013. A partir desta regulamentação, a Secretária da Educação, através da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar vem buscando o fortalecimento de vínculos, bem como incentivar o programa da agricultura familiar, permitido que alimentos saudáveis e com vínculo regional, possam ser consumidos diretamente pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. Sendo assim, a Prefeitura de Jataí, aprova e incentiva todas as ações voltadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar no município e por meio da Secretaria da Educação (SME), através da Diretoria de Higiene e Alimentação Escolar- DHAE, em parceria com a Diretoria da Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, desde o início do mês de Maio/2021 estão em visitas aos produtores rurais que fazem parte do programa.
No dia (25/05) ocorreu a visita à Região dos Assentamentos Santa Rita, visando a interação entre os atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Em cada visita aos produtores, a Diretora da DHAE – Professora Lúcia Helena, faz questão de ressaltar a importância da Agricultura Familiar no município. Pois, são mais de 10.000 (dez mil) alunos que recebem diariamente estes alimentos através das refeições servidas nas Instituições de Ensino, refeições estas que são ricas em nutrientes e variadas, isso graças ao trabalho de dedicação e cooperação dos agricultores. As visitas continuarão ocorrendo durante o mês de junho, e a Secretaria da Educação em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural através de suas diretorias, continuarão levantando as demandas, conhecendo a realidade e pensando em ações para fortalecer o programa da agricultura familiar, bem como, incentivar o programa no Município.
A comercialização da agricultura familiar com a alimentação escolar teve uma nova dinâmica no Município, a oportunidade para maior desenvolvimento rural que resultou em geração de trabalho, ocupação e renda e dinamização da economia local, repercutindo de modo especial na qualidade da alimentação escolar e no processo de abastecimento local.