“Autismo em Fokus”: Glaustin promove capacitação de educadores e reforça compromisso com a inclusão em Goiás

Em um gesto de compromisso com a dignidade e a inclusão das pessoas com autismo, o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos-GO) realizou nesta quinta-feira (24) a primeira edição do evento “Autismo em Fokus”, em Aparecida de Goiânia. Voltada à capacitação de professores, coordenadores pedagógicos e secretários de educação de mais de 30 municípios goianos, a ação marcou o mês de conscientização do autismo com uma mensagem clara: educar para incluir é uma missão urgente e transformadora.
“As escolas precisam estar preparadas para acolher cada criança com suas singularidades. E o PEI é um instrumento poderoso para isso: ele transforma a teoria da inclusão em prática cotidiana”, defendeu Glaustin durante o encontro.
O evento reuniu mais de 200 profissionais da educação e foi promovido em parceria com a advogada, mãe atípica e ativista Larissa Lafaiete, uma referência na luta pelos direitos da comunidade autista. A programação foi centrada na prática do Plano de Ensino Individualizado (PEI), ferramenta que vem revolucionando o trabalho com educação inclusiva, ao permitir o planejamento pedagógico personalizado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
As oficinas foram conduzidas por duas especialistas na área: a psicóloga Flaviana Martins da Silva e a psicopedagoga Eudis da Silva Maia. Com atividades interativas, as profissionais compartilharam estratégias e ferramentas que poderão ser aplicadas diretamente nas salas de aula da rede pública, potencializando o desenvolvimento individualizado das crianças autistas e, com isso, os educadores saíram capacitados para atender todos os alunos, em seus diferentes níveis.
“Quando recebi o convite para participar do evento, de imediato eu convoquei uma equipe minha, pois o PEI é essencial para ser aplicado e trabalhado nas escolas do nosso município. Temos muitos alunos autistas e com deficiência, é muito importante aplicar o PEI nas nossas salas para desenvolver nossos alunos em sua total potencialidade. Ainda não usávamos o PEI e esse curso veio para nos ajudar a levar ele para Castelândia. Agradeço ao deputado pelo evento, ele foi canal de benção para uma educação mais inclusiva na nossa cidade”, agradeceu a secretária de educação de Castelândia, Maria Solange de Moura.
No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham TEA,, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento “Autismo em Fokus” se consolida como um marco na formação continuada dos educadores goianos e inspira novas ações por uma escola mais empática, preparada e verdadeiramente para todos. “Queremos que esse evento se repita. Quanto maior o número de edições, maior a chance da inclusão chegar nas escolas de todos os municípios. Isso é um presente para os professores, pais e alunos”, afirmou Lafaiete.
A iniciativa vai ao encontro de um movimento mais amplo em prol da educação inclusiva. No dia 1º de abril deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) aprovou o Projeto de Lei nº 1462/22, de autoria do deputado, que torna obrigatória a inclusão de conteúdos sobre o autismo nos currículos dos cursos superiores de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia. A medida é mais um passo para garantir que os profissionais estejam capacitados para acolher, respeitar e desenvolver os talentos dos alunos com TEA.
“Celebramos cada conquista, mas temos plena consciência de que ainda há um longo caminho pela frente. Meu compromisso com a comunidade autista é permanente. Vamos continuar lutando por mais respeito, mais oportunidades e mais inclusão. Ninguém será deixado para trás”, finalizou o deputado.