Ayrton Senna completaria 65 anos nesta sexta-feira (21)

O piloto brasileiro Ayrton Senna completaria 65 anos nesta sexta-feira (21). Considerado um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, ele morreu aos 34 anos, no auge da carreira, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, em 1994.

Ayrton Senna completaria 65 anos nesta sexta-feira (21)
(Foto: Divulgação/Planalto Governo Federal do Brasil)

Tricampeão mundial de Fórmula 1, o piloto brasileiro marcou gerações e morreu em 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino

O piloto brasileiro Ayrton Senna completaria 65 anos nesta sexta-feira (21). Considerado um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, ele morreu aos 34 anos, no auge da carreira, após um acidente no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, em 1994.

Senna iniciou sua trajetória no automobilismo aos 13 anos, no kart. Em 1983, conquistou o título da Fórmula 3 Britânica, abrindo caminho para a estreia na Fórmula 1 no ano seguinte, pela equipe Toleman. Nas temporadas seguintes, defendeu a Lotus e, depois, a McLaren, onde conquistou três campeonatos mundiais, em 1988, 1990 e 1991.

Durante sua carreira, Senna acumulou 41 vitórias e 65 pole positions na principal categoria do automobilismo mundial. Sua habilidade nas pistas o colocou em disputas marcantes, incluindo a rivalidade com o francês Alain Prost, que se tornou um dos maiores duelos da Fórmula 1.

No dia 1º de maio de 1994, durante a sétima volta do GP de San Marino, Senna perdeu o controle da Williams que pilotava e colidiu contra o muro da curva Tamburello. O acidente foi fatal. O piloto foi levado de helicóptero para o Hospital Maggiore, em Bolonha, onde teve a morte confirmada.

Homenagem de Adriane Galisteu

Na madrugada desta quinta-feira (20), a apresentadora Adriane Galisteu, que namorava o piloto na época do acidente, homenageou Senna em suas redes sociais. Ela compartilhou uma mensagem com uma das frases conhecidas do tricampeão: “Tenha sempre como meta muita força, muita determinação, sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

Sucesso na Netflix

Lançada em novembro de 2024, a minissérie “Senna” retrata a vida e a carreira do piloto brasileiro em seis episódios. A produção mostra desde o início da trajetória de Ayrton no automobilismo, quando ele se mudou para a Inglaterra para disputar a Fórmula Ford, até o trágico acidente em Ímola.

Além da carreira nas pistas, a série explora a personalidade do tricampeão e suas relações pessoais. Protagonizada por Gabriel Leone, que interpreta o piloto, a produção conta ainda com Julia Foti, Alice Wegmann, Kaya Scodelario, Matt Mella, Hugo Bonemer e Marco Ricca no elenco.

A vida de Ayrton Senna

  • 1960
    Nascimento em 21 de março, em São Paulo (SP).
  • 1973
    Início no kart, aos 13 anos.
  • 1983
    Campeão da Fórmula 3 Britânica.
  • 1984
    Estreia na Fórmula 1, pela equipe Toleman.
  • 1985–1987
    Defende a Lotus, conquista seis vitórias e se destaca pelas pole positions.
  • 1988
    Primeiro título mundial de Fórmula 1, correndo pela McLaren.
  • 1990 e 1991
    Conquista o bicampeonato e o tricampeonato mundial.
  • 1994
    Morre em 1º de maio, aos 34 anos, no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola (Itália).
  • 1994
    Fundação do Instituto Ayrton Senna, que atua na educação de crianças e jovens no Brasil.

(Fonte: Revista Zelo)