Como adotar práticas sustentáveis em casa: dicas para iniciantes

Como adotar práticas sustentáveis em casa: dicas para iniciantes
Foto: Divulgação

Pequenas mudanças no dia a dia trazem impactos grandes na preservação do meio ambiente, por isso, aprenda práticas simples e sustentáveis que pode adotar em casa

O que antes parecia distante, hoje faz parte de uma realidade acessível em que pequenas atitudes têm o poder de gerar grandes resultados.

É assim com as ações sustentáveis, que partem de uma consciência mais leve sobre o futuro e tem servido para que muitas pessoas se sintam melhores consigo mesmas. 

Basta um pouco de planejamento e esforço para qualquer pessoa contribuir para a preservação do meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras. O melhor de tudo é que as pequenas mudanças podem começar agora mesmo!

1. Reduzir, Reutilizar e Reciclar
O primeiro passo é conhecer o conceito dos 3 Rs, uma das bases da sustentabilidade que trata de reduzir, reutilizar e reciclar. Práticas simples que ajudam a diminuir a quantidade de resíduos que enviamos aos aterros sanitários.

Partindo do ponto que ‘reduzir’, significa consumir menos e, para isso, vale pensar se um produto realmente é necessário antes de comprá-lo.

Já a reutilização envolve dar novas funções a itens que, de outra forma, seriam descartados. Como um pote de vidro, por exemplo, que pode virar um ótimo recipiente para guardar mantimentos.

E dos 3 Rs, o ‘reciclar’ consiste em separar adequadamente o lixo, destinando plásticos, papéis e metais para a coleta seletiva. Ações como essa, evitam o uso excessivo de plásticos descartáveis ao reutilizar embalagens, o que já é um excelente começo.

2. Economizando água e energia
Outra prática simples que traz grandes benefícios é economizar água e energia, por isso, desligar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboar a louça pode parecer um gesto pequeno, mas faz uma enorme diferença no fim do mês.

Busque também instalar redutores de fluxo nas torneiras e chuveiros, pois é uma opção eficaz para reduzir o consumo sem perder o conforto.

Quanto à energia, só de trocar as lâmpadas incandescentes por modelos de LED, já estará gerando uma grande economia. Pois esses modelos duram mais e consomem menos.

Além disso, quando precisar de um eletrodoméstico novo, dê preferência para aqueles com selo de eficiência energética.

3. Compostagem doméstica
A compostagem é uma prática que, além de reduzir o lixo orgânico, gera adubo natural para plantas e, mesmo que more em apartamento, é possível montar um sistema de compostagem simples, pois existem composteiras compactas que podem ser usadas em espaços pequenos.

Para começar, separe restos de alimentos, como cascas de frutas e vegetais e deposite em na composteira com folhas secas. Pronto, em pouco tempo terá um adubo rico para usar nas suas plantas.

4. Consumo consciente
Muito se pensa e fala já no ambiente doméstico, mas antes mesmo disso, ao fazer compras, vale a pena dar preferência a produtos de empresas que investem em práticas sustentáveis e éticas.

Optando por alimentos locais e sazonais, estará reduzindo o impacto ambiental gerado pelo transporte de mercadorias a longas distâncias.

Esse consumo consciente também inclui avaliar a durabilidade e a qualidade dos produtos que está comprando, evitando compras impulsivas e descartáveis. Assim, é outra forma de reduzir os resíduos e agir de forma mais responsável na chamada cadeia de produção.

5. Produtos de limpeza sustentáveis
Como os produtos de limpeza convencionais geralmente contêm substâncias químicas que podem prejudicar tanto o meio ambiente quanto a saúde, uma alternativa é substituí-los por opções mais naturais e biodegradáveis. 

Por exemplo, vinagre, bicarbonato de sódio e limão são ingredientes eficazes para a limpeza de diversas superfícies, fáceis de encontrar e consideravelmente mais baratos que os produtos de limpeza que se compra normalmente.

Por isso aqui vai uma receita simples: misture água, vinagre branco e algumas gotas de óleo essencial em um borrifador, com isso, poderá limpar vidros e espelhos de maneira eficiente e sustentável, porque além de eficaz, é uma solução mais segura para a saúde e o meio ambiente.

6. Cultive sua própria horta
E que tal cultivar alimentos em casa? É algo sustentável, uma forma de acesso a alimentos frescos livres de agrotóxicos e também um exercício de cuidado que acaba se tornando terapêutico para muitas pessoas.

Mesmo que você tenha pouco espaço, dá para começar uma pequena horta vertical ou plantar em vasos. Até porque, hortaliças como manjericão, cebolinha, alface e hortelã são fáceis de cultivar e crescem bem em pequenos espaços.

Com o tempo, pode expandir a horta e diversificar com ervas, vegetais e até frutas, a tal ponto que reduza a dependência por produtos comprados fora, ou seja, também contribuindo para a sustentabilidade.

Escolhas sustentáveis e suas influências positivas
Como pode ver, adotar práticas sustentáveis em casa não precisa ser complicado, algumas pequenas mudanças no dia a dia, e já estará fazendo sua parte para proteger o meio ambiente. Além das formas aqui apresentadas, existem muitas outras, nas mais diversas ações. 

Mesmo ao adquirir uma casa você pode optar pelo mais sustentável, pois existem as exigências de certificações como a certificação AQUA, que reconhecem construções e práticas que reduzem o impacto ambiental na construção civil.

Portanto, comece aos poucos sem se cobrar demais, mas levando a sério. Suas ações logo se tornarão constantes, podendo influenciar outras pessoas e, assim, gerando toda uma rede espontânea e positiva de gestos sustentáveis.