DEMANDA ANTIGA:: Anel Viário de Jataí é liberado para o tráfego
Veículos pesados deverão utilizar a nova rota viária e não poderão mais transitar pelo trecho urbano da BR-158
Após mais de dez anos de idas e vindas, a partir desta terça-feira (15), está liberado o tráfego pelo Anel Viário de Jataí.
Com a liberação do tráfego, a prefeitura anunciou também que não será mais permitido a veículos pesados transitarem pelo trecho urbano da BR 158, devendo agora seguir pela nova rota viária. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) instalou placas de sinalização para orientar os motoristas sobre a mudança.
A obra do anel viário de Jataí era uma demanda antiga da população do município, para desviar o fluxo de veículos de carga das vias urbanas, reduzindo o tempo de viagem dos usuários e garantindo mais segurança e conforto para quem mora e passa pelo local. Além disso, a nova rota vai favorecer o escoamento da produção da região para todo o país, proporcionando mais oportunidades para o agronegócio.
A luta para que a obra se tornasse realidade começou em 1992, quando a conscientização sobre a necessidade de melhorar o fluxo de veículos na cidade surgiu. O tráfego intenso de caminhões que utilizam as BRs 158, 364 e 060 tem causado transtornos e riscos de acidentes na cidade. Agora, com a liberação no local, será possível desafogar o fluxo de veículos pesados que hoje passam dentro de Jataí, prejudicando a malha viária e a qualidade de vida dos moradores.
Mobilização
Em janeiro desse ano o vice-governador Daniel Vilela, reuniu-se com o ministro dos Transportes, Renan Filho, quando apresentou o problema da interrupção das obras do Anel Viário de Jataí. Daniel destacou ao ministro a importância da finalização da obra, que estava paralisada há seis anos por problemas gerados com a concessão, por parte do governo federal, da BR-153 à empresa Triunfo Concebra, que deixou de executar inúmeras obras previstas na via.