Docentes indicam obras para celebrar o mês da Literatura no Brasil

Além das indicações, saiba os benefícios do hábito da leitura e o porquê do segmento ficar mais movimentado durante o mês de abril
A temporada de eventos literários em abril já foi iniciada e movimenta diversas regiões do Brasil. Oportunidade de reunir escritores, editoras e leitores para homenagear o legado de grandes escritores, como Monteiro Lobato, Manuel Bandeira, Vladimir Nabokov, Charlotte Brontë, Cora Coralina, William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Mário de Andrade.
As obras e contribuições para a Literatura são celebradas especialmente em abril por uma junção de datas significativas, como o Dia Internacional do Livro Infantil (2), em homenagem a Hans Christian Andersen (autor de obras como “O patinho feio”, “Soldadinho de chumbo” e “A pequena sereia”); e o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais (23), instituído pela UNESCO, que coincide com o falecimento de William Shakespeare e Miguel de Cervantes. No Brasil, celebra-se ainda o Dia Nacional do Livro Infantil (18), em memória de Monteiro Lobato.
A leitura tem muitos benefícios, como estimular a criatividade, melhorar a concentração e desenvolver o pensamento crítico. Ler também pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde mental, expandindo o vocabulário, exercitando a memória e aprimorando a escrita. Na Una Jataí, que integra o ecossistema Ânima, ler faz parte do aprendizado profissional. Por isso, o corpo docente reuniu indicações de livros que você confere a seguir:
Luanda Patrícia dos Santos Duarte
Docente de Direito
Livro: “Como fazer amigos e influenciar pessoas” – Dale Carnegie
“Justifica-se a escolha por ser um livro que se adequa ao interesse de fazer amigos, mas também influenciar positivamente pessoas, tendo em vista que demonstra como ouvir atentamente as pessoas, percebendo o seu devido interesse a determinado objeto e como você pode satisfazê-las, trazendo-as para seu lado.”
Vítor Hugo Marques
Docente de Enfermagem
Livro: “Tudo sobre o amor” – Bell Hooks
“Tudo sobre o amor, de Bell Hooks não é uma obra apenas sobre o amor romântico ou sobre o sentimento ‘amor’, traz reflexões sobre o amor-próprio, o amor em comunidade e como entende-lo como ação pode ser capaz de transformar a sociedade.”
Vinícius de Moraes
Docente de Odontologia
Livro: “Poemas, Sonetos e Baladas” – Vinícius de Moraes
“O meu xará é quem fala e canta sobre o amor na sua essência e na sua plenitude. Um dos trechos fala ‘que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure. Fez-se da vida uma aventura errante, de repente não mais que de repente...’. Os versos de Vinícius trazem um romantismo, mas ao mesmo tempo, falam sobre a finitude do amor. Quando se estuda a sua biografia, entende-se que ele viveu toda a intensidade que ele escreve.”
Larissa Lima
Docente de Medicina Veterinária
Livro: “O monge e o executivo” – James C. Hunter
“O autor consegue ensinar, de forma prática e inspiradora, por meio da jornada do protagonista em um retiro espiritual, como a liderança baseada em valores como respeito, responsabilidade, amor e serviço podem promover mudanças positivas e transformar relações pessoais e profissionais, essenciais para uma liderança eficiente e humanizada.”
Murilo Alfaix
Docente de Psicologia
Livro: “A morte é um dia que vale a pena viver” – Ana Claudia Quintana Arantes
“Um livro muito interessante, que foca na importância de se viver no aqui e agora, e não no passado ou no futuro.”
Carol Nascimento
Gerente da Una Jataí
Livro: “Midset – A nova psicologia do sucesso” – Carol Dweck
“Estamos em constante mudança, sempre em busca de melhorias. A autora nos faz refletir sobre qual caminho queremos seguir, analisando cada ação e reação do nosso cotidiano.”
Lídia Freïre da Cunha – lidiafreire@icloud.com | 64.99910-2820