ECOENEL INICIA COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

ECOENEL INICIA COLETA DE ÓLEO DE COZINHA
Foto: Divulgação/Enel

Em três anos no Estado, projeto da Enel Distribuição Goiás ultrapassou a marca de 2 mil toneladas de resíduos coletados. 

Nesta última segunda-feira (17) foi celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. Para celebrar a data, a Enel Distribuição Goiás, por meio do Ecoenel, firmou parceria com a empresa El Shaddai para iniciar a coleta de resíduo de óleo de cozinha usado nos ecopontos do Santuário Sagrada Família e do Assaí da Perimetral Norte, em Goiânia. Os 100 primeiros clientes que atingirem 5 quilos de material reciclável mais o óleo entregues até o dia 18 de junho receberão uma bolsa personalizada do programa, no limite de um brinde por cliente e de 50 para cada ecoponto. Desde que chegou em Goiás, em março de 2018, o Ecoenel já coletou mais de 2 mil toneladas de materiais recicláveis. O programa troca resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. 
 
O responsável por Sustentabilidade da Enel Distribuição Goiás, Adriano Faria, explica a importância da reciclagem do óleo de cozinha, visto que 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água. "Água e óleo não se misturam, ou seja, o óleo não dissolve na água. Por isso, quando esse material é despejado na pia, ralo, vaso sanitário ou mesmo jogado nos cursos d' água, causa descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo também há contaminação e mais sujeira. Sem contar que o óleo se acumula nas paredes dos encanamentos, retendo outros resíduos e causando entupimentos.” 
 
Para reciclar o óleo de cozinha é fácil. Basta ir acumulando dentro de uma garrafa plástica transparente e fechada - lembrando de deixar esfriar antes de colocar na garrafinha. Assim como os demais materiais recebidos nos postos do Ecoenel, o óleo será pesado e o cliente terá a opção de receber o desconto na sua conta de energia ou doar o valor para outra pessoa ou instituição. O preço pago pelo quilo do óleo é de R$ 2,00. “A coleta vai começar em Goiânia, mas a intenção é estender para todos os ecopontos do Estado. Estamos buscando parcerias no interior para que esse benefício tenha um maior alcance”, afirma Adriano. 
 
Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Para se cadastrar, basta ir a um ecoponto e definir o número da unidade consumidora que receberá os bônus. Em seguida, o cliente recebe o cartão do Ecoenel, que funciona como cadastro no programa. Depois, basta levar os resíduos previamente separados por tipo, como papel, latas e garrafas PET. Os resíduos são pesados e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. A lista com todos os ecopontos de Estado pode ser consultada aqui: https://www.enel.com.br/pt-goias/Sustentabilidade/iniciativas/archive/ecoenel.html.  
 
Os clientes também podem acompanhar o impacto ambiental positivo do programa por meio do aplicativo Ecoenel, que permite visualizar o histórico de coletas, os valores dos bônus, os ecopontos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta.  
 
Sucesso 
Nesses mais de três anos de atividade no Estado, o Ecoenel já beneficiou 4,8 mil consumidores da Enel Distribuição Goiás e concedeu cerca de R$ 442 mil em bônus nas contas de energia dos goianos. As mais de 2 mil toneladas de materiais reciclados pelo programa são equivalentes a uma economia de 9.274 MWh de energia, bastante para abastecer cerca de 57 mil residências por mês, o que corresponde a uma cidade do porte de Formosa. “Além do bônus na conta de energia, o programa contribui para a preservação ambiental na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis como papel, plástico e metal”, comenta Adriano. 
 
O Ecoenel é desenvolvido há 14 anos pela Enel no Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Por seus resultados, já recebeu reconhecimentos nacionais e internacionais. Em 2015, foi eleito pelo PNUD Brasil como um dos mais importantes projetos alinhados aos princípios do Pacto Global, e como uma das melhores práticas de negócios inovadores e sustentáveis. Nesse mesmo ano, foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como Prática de Referência de Educação Ambiental.  
 
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região?Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos?compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Diretoria de Comunicação 
Enel Distribuição Goiás