Empresas adotam práticas sustentáveis para preservação da água e do meio ambiente

Empresas adotam práticas sustentáveis para preservação da água e do meio ambiente
Foto: Divulgação

Umuarama Toyota reforça compromisso com a preservação de recursos naturais e incentiva fornecedores a adotarem medidas sustentáveis

No dia 22 de março, o mundo volta a atenção para um dos recursos mais essenciais à vida: a água. A data, estabelecida pela ONU como o Dia Mundial da Água, reforça a necessidade de conscientização sobre o uso sustentável e a preservação desse bem cada vez mais escasso. No Brasil, o desperdício ainda é um grande desafio. Um estudo do Instituto Trata Brasil revelou que, em 2022, 37,8% da água potável produzida no país foi desperdiçada antes mesmo de chegar às residências, o equivalente a mais de 7,6 mil piscinas olímpicas de água perdidas diariamente.

Diante desse cenário, a adoção de práticas sustentáveis não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Empresas comprometidas com a responsabilidade ambiental, como a Umuarama Toyota, vêm implementando soluções concretas para reduzir o consumo de água, energia e emissões de CO₂. A empresa possui a certificação ISO 14001, que reconhece organizações com boas práticas ambientais e comprometidas com a redução de impactos de suas atividades no meio ambiente.

"Nosso compromisso com a sustentabilidade se traduz em ações concretas. Temos a meta de reduzir em 1% ao ano o consumo de água e energia elétrica em nossas operações, sempre buscando otimizar processos e minimizar desperdícios", afirma Ary Jorge, CEO da Umuarama Concessionárias.

Além da gestão interna de recursos, a empresa incentiva seus fornecedores a obterem a certificação ISO 14001 e a adotarem práticas sustentáveis. Também realiza um controle rigoroso do impacto ambiental em todas as etapas de sua operação, abrangendo logística, fornecedores e produção dos veículos.

“Monitoramos de perto o consumo de água e energia, além das emissões de CO₂ e da geração de resíduos em nossas concessionárias. Mais do que reduzir nosso próprio impacto ambiental, queremos inspirar e engajar nossos parceiros nessa jornada, pois a preservação ambiental é uma responsabilidade compartilhada", conclui Ary.