ESPORTE | CBF muda duas regras para a Copa do Brasil deste ano
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças significativas no regulamento da Copa do Brasil para a edição de 2025. Entre as alterações, é permitido para que um jogador atue por mais de um clube na competição, com algumas limitações. A busca pela decisão foi evitar situações como a do atacante Deyverson no ano passado, quando o atleta não conseguiu disputar uma final da Copa do Brasil pelo Atlético-MG, pois já havia participado das duas primeiras fases pelo Cuiabá.
Pelo novo regulamento, um jogador poderá defender outro clube desde que tenha atuado apenas nas duas primeiras fases da competição por sua equipe original. O termo “atuar” foi detalhado pela CBF, significando que o atleta deve ter entrado em campo eficaz, seja como titular ou vindo do banco de reservas. Assim, jogadores que se encontram no banco sem serem acionados continuam aptos a trocar de clube.
Outra restrição imposta é que cada jogador poderá representar, no máximo, dois clubes ao longo da Copa do Brasil. Além disso, as equipes poderão inscrever-se até três atletas que já tenham disputado por outras equipes antes da terceira fase do torneio.
Além dessa mudança, o novo regulamento também elimina a vantagem do empate para os times visitantes (melhores ranqueados) nos confrontos únicos da primeira fase, aumentando a competitividade entre os clubes. Ao todo, 80 equipes disputarão a primeira fase do torneio, com os potes definidos pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF.
Essas alterações foram introduzidas para ampliar as possibilidades dos clubes e jogadores na competição, ao mesmo tempo em que busca manter a equidade esportiva e fortalecer a disputa.