Habilitação gratuita: CNH Social abre inscrições para mais de 5 mil vagas
Programa abre mais de 5 mil vagas para quem quer tirar a primeira CNH, adicionar ou mudar a categoria do documento.
O programa CNH Social está com 5.010 vagas abertas para quem quer obter, adicionar ou mudar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A iniciativa do Governo de Goiás é voltada para moradores de baixa renda que não teriam como custear o processo.
É possível dar entrada na primeira CNH, nas categorias A ou B, adicionar categorias A ou B, ou mudar da categoria B para D. O programa oferece, por meio de parcerias, o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Todos os custos do processo são cobertos, como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, exames médico e psicológico e agendamentos para prova teórica e exame prático.
Para candidatos com deficiência, a junta médica é gratuita. A isenção também vale para o toxicológico exigido para categoria profissional.
Como se inscrever
As inscrições ficam abertas até o dia 18 de outubro, pelo site do Detran GO. São duas modalidades diferentes: estudantil e rural ou urbana.
Estudantil: alunos entre 18 e 25 anos, com cadastro ativo no CadÚnico e que tenham cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual. Um dos critérios de desempate será a nota média apurada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Urbana ou rural: cidadão com idade igual ou superior a 18 anos, inscrito no CadÚnico, que saiba ler e escrever e atenda aos critérios estabelecidos pelo Código Brasileiro de Trânsito.
Vale destacar que os interessados que querem adicionar categoria não podem ter praticado nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou serem reincidentes em média nos últimos 12 meses que antecedem a inscrição.