Inteligência Artificial na Hotelaria promove a oferta de serviços especializados no mercado

Inteligência Artificial na Hotelaria promove a oferta de serviços especializados no mercado
Foto: Divulgação

Hotel Transamerica Collection Goiânia oferece suítes automatizadas com comandos de voz e realiza entregas com o robô Pequi.

O impacto da inteligência artificial no cotidiano das pessoas já é notório, seja em novos formatos de trabalho, nas relações interpessoais ou até mesmo no lazer. Ela também tem transformado a forma de oferecer e receber serviços, inclusive na hotelaria. A relação entre os hotéis, como o Transamerica Collection Goiânia, e a inteligência artificial (IA) se intensifica à medida que o mercado busca maneiras de melhorar a experiência dos hóspedes, aumentar a eficiência operacional e a produtividade da equipe.

Essa tecnologia se refere à capacidade dos sistemas de computador de realizarem tarefas que exigem inteligência humana, como analisar dados, reconhecer padrões, fazer previsões, resolver problemas e entender a linguagem humana. No Transamerica Collection Goiânia, esse tipo de inovação, focado em oferecer o que há de melhor para os clientes, está presente desde a sua fundação.

O complexo hoteleiro é o primeiro de Goiás a oferecer suítes automatizadas. No quarto, o cliente encontra uma tag com um QR Code que o direciona aos comandos de voz necessários para ativar todas as funções disponíveis, como a ativação do modo cinema, com telão e iluminação específicos.

As suítes automatizadas foram projetadas para simplificar a vida dos hóspedes, proporcionando controle total de diferentes aspectos do ambiente. Outro exemplo de inovação é o Centro de Convenções do local, que possui uma infraestrutura moderna e suporte tecnológico. O espaço, com alta capacidade de público, foi projetado para atender às demandas de congressos, convenções e diferentes formatos de reuniões.

Vale destacar o pioneirismo do robô Pequi, utilizado para realizar as entregas das opções gastronômicas disponíveis nos cardápios do Origens Restaurante e Café Órion. A opção pode ser realizada para aqueles que estiverem presentes no espaço comercial Orion Business e Health Complex.

O robô funciona com a ajuda da IA, por meio de câmeras capazes de processar imagens captadas. Ele chega às salas comerciais por meio do elevador, com todos os produtos solicitados, e também consegue interagir com os clientes, agradecendo pela compra e até desejando bom apetite.

A importância da inteligência artificial no mercado:

Além dos benefícios citados, o mercado hoteleiro em todo o mundo também tem investido em diversas modalidades de IA para impactar e fidelizar os clientes. Para isso, tem sido necessário manter um olhar atento para a personalização da experiência do hóspede, oferecendo recomendações, assistência e processos de reserva mais simplificados, maximização da receita devido ao ajuste dinâmico das tarifas dos quartos, melhoria na gestão de recebimentos do hotel e melhor resolução de problemas com a tomada de decisões baseadas em dados sobre estratégias de marketing.

Algumas das opções mais conhecidas são: chatbots – hotéis estão utilizando chatbots para atender os hóspedes de forma instantânea, seja via website, aplicativo ou até mesmo em interações por mensagens de texto. Eles podem responder perguntas frequentes, fazer reservas, oferecer recomendações personalizadas e resolver problemas comuns, como solicitações de itens ou serviços.

Existem ainda as recomendações personalizadas, que consistem na análise do histórico de preferências de um hóspede, como tipos de quartos, serviços utilizados ou até hábitos de consumo, para oferecer recomendações personalizadas, como opções de restaurantes, passeios ou pacotes especiais.

A inteligência artificial também pode ser utilizada para melhorar a segurança, seja com sistemas de reconhecimento facial para o check-in, monitoramento inteligente em áreas comuns ou até mesmo no uso de câmeras com IA para detectar comportamentos suspeitos e garantir a segurança do local.

Sobre o Transamerica Collection Goiânia:

Com conceito moderno focado em bem-estar, conforto e brasilidade, os serviços e acomodações do hotel do Órion Complex agora abrigam a bandeira Transamerica Collection, administrada pela Atlantica Hospitality International. Goiânia foi a primeira cidade do Brasil a receber a bandeira, pertencente ao segmento de luxo de serviços voltados aos mais exigentes viajantes de negócios e lazer. Ao todo, são 148 apartamentos divididos nas categorias Superior, Luxo, Business e Royal, cujas metragens variam entre 24 e 53 metros quadrados. Com entrada pela Rua T-51, a recepção fica no térreo do prédio. Logo acima, há um andar exclusivo para o centro de convenções. Depois, todo o 15º andar é dedicado às áreas de lazer. Os apartamentos ocupam do 16º ao 25º andares, proporcionando ambientes com uma vista privilegiada e panorâmica do Setor Marista. O hotel conta ainda com Centro de Convenções com capacidade para até 600 pessoas e outra sala de eventos para até 400 pessoas. O Transamerica Collection Goiânia abriga também dois restaurantes, o Dom Rosso e o Origens. Ambos, voltados tanto aos hóspedes como ao público em geral, contam com cardápio assinado pelo chef Chrystiênio Teles.

Serviço:
Transamerica Collection Goiânia
Endereço: R. T-51, Setor Marista, Goiânia - GO
Reservas: (62) 3600-1000
reservas.tcgo@atlanticahotels.com.br

www.reserveatlantica.com.br