Ipasgo Saúde projeta ampliar em até 80% atendimentos em saúde mental e preventiva

Ipasgo Saúde projeta ampliar em até 80% atendimentos em saúde mental e preventiva
Foto: Divulgação/Ipasgo

Plano de saúde dos servidores públicos do Estado de Goiás desenvolve unidade com foco em atendimentos oncológico, psicológico, psiquiátrico e na redução de fatores de riscos de doenças

O Ipasgo Saúde projeta ampliar em até 80% a capacidade de atendimento em saúde mental e em 50% a assistência preventiva. Para isso, os Ipasgo Clínicas (Iclin) Atenção Primária, no Setor Pedro Ludovico, e Saúde Mental, em Campinas, serão transferidos para um novo prédio localizado no Setor Bela Vista. Com a mudança, o número de atendimentos por mês deve chegar a 7,2 mil nas áreas de psicologia e de psiquiatria e a 2,2 mil em relação às ações que têm como foco evitar doenças por meio da mitigação de fatores de riscos.

A unidade também contará com um novo serviço, a Terapia Infusional, voltada a aplicação de medicamentos oncológicos e de alto custo, além da realização de pequenos procedimentos ambulatoriais. Os esforços são para adequar a rede própria do plano de saúde dos servidores públicos do Estado de Goiás às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), autarquia federal que regula as operadoras de saúde.

Desde maio, a instituição está em processo de ingresso na ANS. A reestruturação física das unidades, a exemplo da modernização do Multiatendimento, central de relacionamento presencial com o Ipasgo Saúde, e o fomento a serviços prestados pela operadora diretamente aos beneficiários são parte desse processo, que também resultará na redução de custos assistenciais. Apenas com o serviço próprio de infusão de medicamentos, o Ipasgo Saúde projeta uma economia de R$ 7 milhões por mês ou R$ 84 milhões ao ano.

“A instalação de duas Iclin em um novo prédio, além de melhorar significativamente a estrutura de atendimento e de ampliar os serviços prestados aos beneficiários, reduzirá custos, efeito da verticalização de serviços, e garantirá adequação da estrutura aos padrões da ANS”, esclarece a gerente de Ação Preventiva do Ipasgo Saúde, Letícia Xavier. Hoje, tanto o Iclin do Setor Campinas, que realiza por mês cerca de 4 mil atendimentos em saúde mental, quanto o serviço de Atenção Primária, que funciona na sede administrativa do Ipasgo Saúde e recebe aproximadamente 1,5 mil beneficiários por mês, operam no limite máximo e em estruturas que não atendem aos padrões da agência reguladora.

Segundo ela, as transferências para o novo local também melhor atenderão às normas de vigilâncias sanitária, ambiental e epidemiológica, ao Corpo de Bombeiros e aos conselhos profissionais. “Com essa nova unidade, teremos estrutura física e de mobiliário que cumprirão rigorosamente os preceitos legais e de segurança e, ao mesmo tempo, teremos condições de criar uma clínica ampliada para esses serviços, oferecendo aos beneficiários do Ipasgo Saúde atendimento com conforto, comodidade e qualidade”, acrescenta Letícia.

Projeto

Localizado em um prédio de sete andares, o novo Ipasgo Clínicas Setor Bela Vista terá estrutura moderna, tecnologias médicas, ambiente holístico e humanizado, tanto para colaboradores quanto para os beneficiários, dotado de componentes estéticos sensíveis aos sentidos como, por exemplo, a luminosidade e nível de ruídos, além de estacionamento para profissionais e clientes. A proposta é que o local funcione de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

“Essa nova unidade é a primeira mostra do diuturno trabalho que temos empreendido para dar ao Ipasgo Saúde não apenas um serviço de excelência em atenção primária e saúde mental, mas também para fazer dele uma referência nessas áreas”, avalia o presidente do Ipasgo Saúde, Vinícius Luz.

Nela, o térreo será dedicado à Terapia Infusional, um espaço composto por poltronas, leitos e sala de procedimentos com capacidade de atendimento de 100 beneficiários por dia. Enquanto no primeiro andar será instalado o serviço de psicologia infantil, com capacidade para atendimento diário de aproximadamente 50 crianças, inclusive das com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O local terá recepção pediátrica, espaço lúdico para realização de terapias, brinquedoteca e oito consultórios.

O segundo será dedicado ao atendimento psicológico e o terceiro ao serviço de psiquiatria, ambos voltados aos beneficiários adultos e cada um deles dotados de oito consultórios. O quarto andar do Iclin receberá os beneficiários cadastrados nos serviços de atenção primária, que focam na qualidade de vida por meio de  ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e de planos terapêuticos individuais e em grupo. Para recebê-los em atividades como arteterapia, o local contará com oito consultórios e recepção com 20 poltronas.

Já o quinto andar será dedicado a espaços comuns, a exemplo de sala de reunião, auditório e academia voltada a atividades terapêuticas. “Será um espaço muito bonito, amplo, humanizado, lúdico, aconchegante e acolhedor, mas, principalmente, todo esse projeto já visa a acreditação do Ipasgo Saúde para atender as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, finaliza Letícia.