Já agendou o seu check-up em 2025? Não se esqueça do seu pet!

Para manter a saúde e longevidade, cães e gatos precisam passar por consulta e exames de rotina. Em Goiás, projeto de Lei reconhece essa necessidade e oferece auxílio para hemoterapia animal

Já agendou o seu check-up em 2025? Não se esqueça do seu pet!
Foto: Divulgação

Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de cuidados regulares para se manterem saudáveis. E o check-up preventivo é uma ferramenta para detectar problemas antes que se tornem graves, assim como a consulta periódica a um veterinário é fundamental nesse processo.

O médico veterinário Felipe Arnaud – especialista em Clínica, Cirurgia Geral e Anestesia de pequenos animais e professor da Uma Jataí, do ecossistema Ânima –, destacou a importância dos exames preventivos. “Os principais exames recomendados incluem hemograma completo, bioquímicas básicas e ultrassom abdominal. Estes testes ajudam a monitorar o funcionamento orgânico geral dos pets e podem detectar doenças em estágios iniciais”, explicou. O hemograma oferece uma visão geral da saúde, enquanto as bioquímicas fornecem informações cruciais sobre órgãos vitais, como rins e fígado.

 Além dos exames, o Felipe também alertou sobre os sinais de alerta que os tutores devem observar. “Qualquer alteração comportamental negativa deve ser um sinal de alerta. Se o seu pet estava ativo e agora está prostrado ou se parou de comer, isso pode indicar que algo está errado”, afirmou. Outros sintomas, como vômitos frequentes, diarreias e coceiras também são indicativos de que um check-up é necessário.

Para garantir a saúde preventiva dos animais, o especialista recomenda que os tutores realizem check-ups anuais a partir dos quatro anos de idade. “Doenças silenciosas podem surgir nessa fase da vida, e o diagnóstico precoce auxilia em ações preventivas e direciona os tratamentos. Esperar até que os sintomas apareçam pode levar a tratamentos mais complexos e custos elevados”, alertou o médico veterinário. “O cuidado regular não só melhora a qualidade de vida dos pets, mas também prolonga sua longevidade”, completa.

Sinais que os tutores devem observar

Estar atento a esses sinais pode fazer toda a diferença na saúde do seu melhor amigo. Confira quais, a seguir:

- Alterações no comportamento: prostração ou apatia.

- Mudanças nos hábitos alimentares: parar de comer ou beber.

- Sintomas físicos: vômitos frequentes, diarreia ou tosse.

- Coceiras excessivas ou irritações na pele.

Projeto de Lei para hemoterapia animal

Está em trâmite, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de lei 4747/23, que visa estabelecer o Programa Estadual de Hemoterapia Animal, com o objetivo de democratizar o acesso a tratamentos hematológicos para animais de estimação, diante da escassez de clínicas e doações na área. De autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), o programa prevê a criação de hemocentros para tratamentos e um banco de sangue animal virtual, além de exigir que hospitais veterinários públicos tenham alas específicas para hemoterapia. Leia o projeto na íntegra aqui

Rede Comunicação
Lídia Freïre da Cunha