Medalha Toniquinho JK é proposta pelo dep. Paulo Cezar: o projeto quer homenagear ilustres cidadãos goianos
O deputado Paulo Cezar Martins (PL) propôs, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 3, a criação da Medalha Antônio Soares Neto, também conhecido pelo apelido de Toniquinho JK.
Goiano de Jataí, cunhado do ex-governador Maguito Vilela, Toniquinho JK entrou para a história como a pessoa que instigou o então candidato à presidência da República, Juscelino Kubitsheck, a se comprometer em transferir a capital do Brasil para o Planalto Central.
Advogado e auditor fiscal, Antônio Soares Neto morreu em novembro de 2019. É apontado como um dos principais personagens da Marcha para o Oeste, que consolidou a ideia da construção de Brasília.
"O Toniquinho JK foi um visionário, na medida em que arrancou do grande líder desenvolvimentista o compromisso de construir a nova capital federal".
Na avaliação de Paulo Cezar, a construção de Brasília possibilitou um grande salto no crescimento de Goiânia e deu relevância nacional a Goiás, que hoje abriga o Distrito Federal.
O acervo pessoal de Toniquinho JK é tombado pelo Memorial JK, museu localizado na cidade de Jataí, dedicado a manter vivo o relevante papel dessa cidade goiana na memória política do País. Há também o Memorial JK, de âmbito nacional, construído em Brasília, onde estão os restos mortais do ex-presidente.