Nova Metodologia de Gestão visa aprimorar atendimento no Hospital Estadual de Jataí

Nova Metodologia de Gestão visa aprimorar atendimento no Hospital Estadual de Jataí
Foto: Divulgação

Unidade do Governo de Goiás investe em melhorias na saúde da população com a adoção da ferramenta Mapeamento do Fluxo de Valor

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) está implementando a metodologia VSM (Value Stream Mapping – Mapeamento do Fluxo de Valor) para otimizar seus processos e garantir um atendimento mais eficiente. Esta iniciativa visa reduzir desperdícios e melhorar a experiência do paciente, refletindo o compromisso do Governo de Goiás com a saúde pública eficiente e de qualidade.

A adoção do VSM permitirá ao HEJ identificar gargalos no fluxo de atendimento e solucioná-los. A nova abordagem tem como objetivo proporcionar um atendimento mais ágil e organizado, beneficiando diretamente os usuários dos serviços de saúde.

Sobre o VSM
O Mapeamento do Fluxo de Valor é uma ferramenta que representa visualmente o fluxo de materiais e informações de um processo produtivo, possibilitando ao gestor ter uma visão holística dos procedimentos, desde o início até a entrega ao usuário final. É uma metodologia fundamental da Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing).

A implementação do VSM no HEJ ocorre até o dia 28 de março e integra as atividades propostas pelo Projeto Lean nas Emergências do Proadi SUS, do Ministério da Saúde, adotado pela unidade. O projeto tem o objetivo de otimizar os processos da unidade de pronto atendimento, focando na eliminação de desperdícios, redução de superlotação e melhoria da gestão de recursos em serviço de urgência e emergência.

Benefícios da Implementação
Com a aplicação do VSM, o Hospital Estadual de Jataí espera alcançar diversos resultados positivos, como:

* Redução de desperdícios no fluxo de atendimento, promovendo um uso consciente dos recursos.
* Aumento da produtividade da equipe, ao otimizar a utilização de recursos humanos e materiais.
* Melhoria na experiência do paciente, garantindo um serviço mais eficiente e eficaz.

Fernanda Ribeiro, gerente de qualidade do HEJ, enfatiza a importância dessa mudança: “A implementação do VSM é um passo crucial para oferecermos um atendimento mais humano e eficiente. Estamos comprometidos em ouvir nossos pacientes para aprimorar constantemente nossos serviços”.

Engajamento da Comunidade
O HEJ convida a população a participar desse processo de melhoria contínua. A colaboração de pacientes e acompanhantes é fundamental para identificar oportunidades de aprimoramento no atendimento. Cada sugestão é valiosa e pode resultar em melhorias significativas nos serviços oferecidos.

Para mais informações sobre a implementação ou para enviar sugestões, o usuário deve entrar em contato com o Hospital Estadual de Jataí pelo telefone: (64) 9977-7909.

Assessoria de Comunicação HEJ 
Jackeline Arandas