Novo aeroporto regional de Jataí tem obras autorizadas pelo Governo Federal

Novo aeroporto regional de Jataí tem obras autorizadas pelo Governo Federal
Região poderá ser atendida pela operação regular de aeronaves a jato, permitindo que a população tenha acesso a vários destinos - Foto: Prefeitura de Jataí

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, autorizou a prefeitura de Jataí (GO) a lançar o processo licitatório para contratação das obras de construção do novo aeroporto regional.

A licitação contempla, nesta primeira etapa, a construção do sistema de pista de pouso e decolagem e taxiamento, pátio de aeronaves, vias de serviço, drenagem, cerca operacional e patrimonial, áreas de segurança, via de acesso e estacionamento, auxílios à navegação aérea, dentre outras. A nova infraestrutura permitirá a operação das aeronaves por instrumento.

Trata-se de obra estratégica considerando a importância agrícola da região sudoeste de Goiás. Quando as obras forem concluídas, a região poderá ser atendida pela operação regular de aeronaves a jato, sem restrições, permitindo que a população tenha acesso a vários destinos, apoiando o desenvolvimento regional.

A área indicada, já desapropriada pelo município, permite ampliações futuras, conforme for observado o crescimento da demanda de passageiros.

A licitação tem valor estimado de R$ 46.523.739,76, a serem custeados pelo Governo Federal, com recursos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), e contrapartida municipal de cerca de 10% do valor total.

As obras devem ser executadas em 15 meses após a contratação da empresa vencedora e emissão de ordem de serviço. O edital deve ser publicado pelo município nas próximas semanas.

Essas intervenções fazem parte da primeira etapa de obras previstas no Termo de Compromisso n° 15/2017, firmado em 19 de dezembro de 2017 entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra) e o município de Jataí.

O documento contempla ainda a construção de um novo terminal de passageiros, cujos projetos encontram-se em revisão pela projetista contratada, com expectativa de sua conclusão ainda em 2022, quando deverá ser autorizada sua licitação.