Novos técnicos recebem treinamento na Emater
Curso voltado aos agentes de Ater temporários é realizado no Centrer, em Goiânia, até o dia 5 de agosto
Foi iniciado, na segunda-feira (1°/08), o Curso de Formação Inicial para Agentes de Ater da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Realizado no Centro de Tecnologia e Capacitação (Centrer), o evento visa integrar e treinar os técnicos agrícolas recém-contratados por meio de processo seletivo simplificado.
Espalhados em todo o Estado de Goiás, os novos técnicos já estão em plena atividade, mas o curso visa promover a integração dos novatos e a familiarização com a Emater. Em quase 100 horas de treinamento, os recém-contratados serão apresentados às diversas ações promovidas pela Agência Goiana, às políticas públicas do Governo de Goiás, além de outros assuntos relacionados ao dia-a-dia do trabalho realizado pelos técnicos. O curso segue até o dia 5 de agosto.
“Nossa intenção é introduzir os novos colaboradores da Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás aos nossos públicos prioritários, quais os resultados pretendidos com essa contratação temporária, quais as ferramentas disponíveis e as ações que serão executadas nos municípios goianos, para que possamos atingir os resultados esperados”, comenta o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.
Sobre o que a Agência espera dos novos servidores, o presidente explica que as populações rurais de baixa renda vivem uma situação emergencial. “Elas tiveram sua situação de vulnerabilidade social agravada em decorrência da pandemia e é nossa função trabalhar para melhorar esse cenário. Como extensionistas rurais, os novos colaboradores serão os braços do poder público, que irão alcançar essas famílias, para levar as tecnologias necessárias para que eles possam produzir com sustentabilidade, além das políticas públicas voltadas a eles”, completa.
Processo seletivo
O processo seletivo simplificado ofereceu, ao todo, 120 vagas temporárias para técnicos agrícolas. Os recém-contratados já estão no exercício de suas funções, cumprindo carga de 40 horas semanais, espalhados em 93 municípios goianos. A contratação visa suprir o déficit de profissionais atuantes nas ações de apoio à agricultura familiar, considerando que a última contratação foi feita há mais de três décadas.
Emater Goiás
Comunicação Setorial