Pacientes e acompanhantes do HEJ passam a contar com serviço de guarda-volumes na unidade
Medida tem como objetivo intensificar a segurança e combater infecções cruzadas na unidade
Com foco em dar mais segurança para colaboradores e pacientes, o Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), uma unidade do Governo de Goiás, passará a contar com um novo espaço para guarda de pertences de pacientes, acompanhantes e visitantes. A Central de Pertences fica localizada logo na recepção de internação do hospital e funcionará 24 horas por dia, em todos os dias da semana.
Henrique Cabral Ferreira, coordenador administrativo do HEJ, explica que, ao chegar ao hospital, o paciente que ficará internado e/ou seu acompanhante deverá se dirigir à Central de Pertences, entregar todos os volumes que deverão ser guardados no local à atendente de hospitalidade, que registrará a entrada dos objetos por meio de um documento. “Neste momento, o atendente irá etiquetar os pertences do usuário, acompanhante ou visitante, oferecendo sacos plásticos transparentes para que apenas objetos essenciais e de uso pessoal sejam levados para o quarto, evitando também o risco de contaminações externas”, pontua Henrique.
Fernanda Ribeiro de Almeida, gerente de Qualidade do HEJ, explica que a ampliação do serviço visa melhorar a segurança e combater as infecções cruzadas na unidade. “Quando um paciente, acompanhante ou visitante adentra o setor de internação com malas ou bolsas, aumenta-se as chances de acesso de alimentos indevidos, armas brancas, objetos perfurocortantes, que impactam diretamente na segurança de outros usuários e dos colaboradores”, explica.
“Outro ponto sensível é a entrada de remédios na unidade. Durante o tratamento dos pacientes, toda a internação, todos os medicamentos devem ser fornecidos pelo serviço de farmácia e controlados pela equipe de enfermagem”, pontua Fernanda. A medida visa também impedir a evasão de peças de enxoval e outros bens do hospital.
O hospital também implementou um Procedimento Operacional Padrão (POP) para orientar os colaboradores sobre o novo serviço. “Este documento detalha todas as etapas do processo, desde a recepção e identificação dos itens até a devolução na alta do paciente. O POP visa atingir níveis de excelência na qualidade do atendimento e na segurança física dos colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, reforça Fernanda.
Restrições
Henrique orienta sobre algumas restrições quanto aos itens que podem ser armazenados. “Comidas, bebidas, armas de fogo ou quaisquer objetos que possam oferecer risco não são permitidos. Já itens pessoais de valor, como joias, carteiras e dinheiro, podem ser levados ao quarto pelos pacientes, sendo armazenados em sacos plásticos transparentes fornecidos pelo hospital”, pontua.