Pesquisa revela alta satisfação dos usuários do Hospital Estadual de Jataí
Levantamento da UFG aponta que 75% dos pacientes classificam como bom ou ótimo atendimento na unidade do Governo de Goiás, destacando qualidade dos serviços de recepção, ambulatório e maternidade
Pelo menos 75% dos usuários do Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), unidade do Governo de Goiás, avaliam o atendimento da unidade de saúde como bom ou ótimo. É o que aponta pesquisa feita pelo Laboratório Multiusuário de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás ( DataUFG) e divulgada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da UFG (Fundahc/UFG).
O estudo, realizado em agosto de 2024, tem grau de confiabilidade de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. Os 650 pacientes entrevistados avaliaram diferentes setores do hospital, incluindo recepção, ambulatório, enfermaria/internação, emergência/pronto socorro e maternidade, atribuindo notas de 1 a 10. Os serviços de ambulatório e maternidade foram os mais bem avaliados, com notas que chegaram a 9,5.
A maioria dos entrevistados destacou a qualidade do atendimento na recepção e na estrutura física do hospital, que recebeu notas acima de 8,5 em todas os pontos avaliados. A limpeza, organização e atendimento humanizado foram indicados como pontos fortes para os pacientes da região Sudoeste de Goiás. O estudo também revelou áreas que podem ser melhoradas, como tempo de espera na recepção, na triagem e na liberação para realização de exames.
Para a diretora-executiva da Fundahc/UFG, Lucilene Maria de Sousa, os números apontados pela pesquisa refletem o compromisso e a qualidade dos serviços prestados à população. “Desde que assumimos a gestão do HEJ, em setembro de 2020, temos nos empenhado em buscar melhorias tanto na área assistencial quanto administrativa a fim de cumprir nosso propósito, que é cuidar de vidas e oferecer assistência integral e humanizada aos usuários do SUS, sem deixar de lado a formação contínua dos nossos colaboradores”, destaca ela.
Diretor-geral do HEJ, Juliano Rocha explica que o hospital é uma unidade que atende média e alta complexidade, com funcionamento 24 horas do pronto-socorro, além dos atendimentos ambulatoriais e eletivos, que são regulados pelo Complexo Regulador da Secretaria de Estado da Saúde (CRE/SES). “Desta forma, é compreensível que sejam identificados pontos de melhoria, diante do volume de atendimentos realizados na unidade estadual: cerca de 7,5 mil mensais”, pondera.