SÃO SIMÃO: Jair Bolsonaro inaugura trecho da Ferrovia Norte-Sul em Goiás
O presidente Jair Bolsonaro participou, nesta quinta-feira (04), da inauguração de um trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. O empreendimento, que ligará Porto Nacional (TO) até Estrela d’Oeste (SP), foi arrematado pela empresa Rumo em março de 2019, por R$ 2,719 bilhões. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também participou do evento.
A visita a São Simão foi a primeira que Bolsonaro fez a Goiás em 2021.
Com as obras aceleradas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o último trecho, que vai até Anápolis (GO) será inaugurado até junho. A expectativa é que a ferrovia já faça a conexão do Sul e o Centro-Oeste do país a Santos em julho.
Concessão
O trecho liberado nesta terça-feira foi arrematado pela empresa Rumo em março de 2019 por R$ 2,719 bilhões. À época, o leilão foi o primeiro de ferrovias do governo em mais de dez anos.
O trecho que foi leiloado liga Porto Nacional (TO) até Estrela d'Oeste (SP), passando também pelos estados de Goiás e Minas Gerais. No entanto, a inauguração vai ocorrer no trecho entre Ouro Verde (GO) e a cidade paulista. A demanda esperada para ferrovia - tanto na malha própria como na de terceiros - em 2055, deve chegar a 22,7 milhões de toneladas.