SAÚDE|: Sudoeste goiano em alerta contra a dengue
Jataí irá iniciar mutirão de limpeza no dia (19/02) que envolverá toda a cidade.
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nesta quinta-feira (15), que 83 municípios estão em situação de emergência por dengue. Até o momento já foram confirmadas seis mortes.
Para frear a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus a prefeitura de Jataí promoveu uma reunião na nova sede do Procon com representantes de empresas, secretários e superintendentes da gestão municipal, para ajustar as estratégias de combate ao mosquito.
A partir da próxima segunda-feira (19), a administração municipal dará início ao “Mutirão de Combate ao AEDES”, no qual envolverá toda a cidade.
Durante o encontro, também ficou definido que na tarde da próxima quarta-feira (21), acontecerá uma mobilização com ações educativas que envolverá toda a comunidade, sendo assim, diversos tipos de comércios e repartições públicas municipais estarão fechados a partir das 16h, para que todos possam participar.
As cidades da região sudoeste que estão entre as 83 citadas pela SES-GO, são: Rio Verde; Santa Helena de Goiás; Turvelândia; Caiapônia; Chapadão do Céu; Jataí; Mineiros; Santa Rita do Araguaia; Perolândia e Serranópolis.
VACINAÇÃO:
Teve início nesta sexta-feira (16/02), a vacinação contra a dengue para as crianças de 10 e 11 anos.
É importante ressaltar que, a vacina contra a dengue protege contra os quatro sorotipos da dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A dose da vacina será disponibilizada nas seguintes Unidades de Saúde da Família (USF):
Horário: 13h30mim às 16h30mim
USF - Estrela D’alva, Vila Sofia, Policlínica, Colmeia Park, Vila Brasília e Cidade Jardim II, Vila Olavo
Horário: 13h30mim às 18h30mim
USF - Conjunto Rio Claro e Avenida Goiás;
Restrições
A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.
Documentos necessários e obrigatórios
Documento de identidade com foto ou Certidão de nascimento;
CPF/Cartão SUS;
Cartão de Vacina;
Atenção: Para vacinação de crianças, os pais ou responsável devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação munidos de documento pessoal com foto.