Sede do MPGO em Jataí é inaugurada e população ganha a sua Casa do Cidadão
Jataí - Um dos principais municípios do Estado, Jataí agora conta com uma sede do Ministério Público de Goiás (MPGO) à altura de sua relevância: com 2.605 m² de área construída, a edificação foi classificada pelo procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, como um sonho de longo tempo, e que agora torna-se realidade.
"Essa é a décima grande obra que entregamos em um ano e meio. Deus nos concedeu essa graça de conseguir a aceleração extrema na estruturação do MP, de poder construir a Casa do Cidadão e fincar, de forma definitiva, a bandeira do Ministério Público em tantos lugares, entre eles, Jataí. Aqui está entregue o símbolo da nossa identidade e da nossa autonomia", afirmou Cyro Terra Peres.
Coordenadora das PJs de Jataí, a promotora de Justiça Patrícia Almeida Galvão Costa de Assis classificou a sede própria do MPGO no município como "uma sede moderna, ampla, que dá dignidade e conforto não só aos membros e servidores, mas principalmente às pessoas que aqui serão atendidas. Hoje é a realização de um sonho, de muitos anos de perseverança", completou.
Também citando o sonho de muitos anos, a promotora de Justiça Gláucia Brito Freire Teixeira e Silva (3ª PJ) fez um discurso emocionado, lembrando da chegada em Jataí, há 25 anos, e do desejo, desde então, de uma casa própria na comarca. Dirigindo-se ao procurador-geral, ela rememorou: "Me lembro, dr. Cyro, quando fomos aprovados, cheios de sonhos, no mesmo concurso. Os sonhos não saíram do meu coração. E hoje se realizam aqui, nesta sede."
Membras e membros agradeceram ao Poder Judiciário pelos anos em que abrigou as promotorias de Justiça da comarca, e ressaltaram a relevância de ter uma sede própria, com a marca do Ministério Público: "Atender bem a população é nosso principal predicado. Já atendíamos com eficiência, agora atenderemos com eficiência e conforto", afirmou Patrícia Almeida Galvão Costa de Assis.
Representantes do Poder Judiciário e da advocacia discursaram, destacando a importância do Ministério Público para a sociedade. "A sede do MP é o símbolo de dedicação de todos que trabalharam para que esse sonho se tornasse realidade", afirmou o juiz Sergio Brito Teixeira e Silva.
Ao finalizar o discurso, o procurador-geral de Justiça elencou as conquistas recentes que beneficiaram, entre outras localidades, Jataí: "Esse prédio é o que Jataí e seu povo mereciam há muito tempo. Mas não era só isso que Jataí merecia. Jataí merecia também ter oito promotorias de Justiça, e hoje tem. Merecia ser colocada como promotoria de Justiça de entrância final, comparada à capital, e hoje ela é", afirmou, ao som dos aplausos dos presentes.
Estiveram presentes o subprocurador-gerais Marcelo André de Azevedo (Institucional) e Heráclito D'Abadia Camargo (Administrativo), o assessor jurídico-administrativo da Procuradoria-Geral de Justiça Marcelo Faria da Costa Lima, e o coordenador do CyberGaeco, Fabrício Lamas Borges da Silva.
Compareceram à solenidade ainda os promotores de Jataí Gláucia Brito Freire Teixeira e Silva (3ª PJ), João Biffe Jr. (2ª PJ), Lucas Otaviano da Silva (6ª PJ), Patrícia Almeida Galvão Costa de Assis (7ª PJ) e Samuel Sales Fonteles (8ª PJ). Também esteve presente o presidente do Sindicato dos Servidores do MPGO, Adeilson Domingos.
Obra tem capacidade para expansão
Os 2.605 m² de área construída da sede das Promotorias de Justiça de Jataí têm capacidade para contemplar a expansão da instituição. Atualmente estão em uso 2.062 m², com módulos prontos para abrigar até 10 promotorias de Justiça. O prédio tem três pavimentos, com dois em uso (térreo e 1ª andar). Há ainda o subsolo, que abriga estacionamento para veículos, sala de arquivo, depósito e reservatório inferior.
O pavimento térreo abriga recepção, protocolo, sala de reuniões, coordenação, DML, sala dos oficiais de promotoria, banheiros para público acessíveis, circulações, sala de convivência, sala para rack, escadas, banheiros para funcionários, banheiros acessíveis para funcionários, arquivo, apoio terceirizados, copa, módulos de promotorias de Justiça.
O primeiro pavimento abriga sala para telefonista, sala de reuniões, depósito, espera, sete módulos de promotorias de Justiça, DML, copa, banheiros para funcionários, banheiros acessíveis para funcionários, circulações e escadas. O segundo pavimento poderá receber outras promotorias, de acordo com a necessidade.
O contrato para construção da obra foi assinado em dezembro de 2020. A coordenadora Patrícia Almeida Galvão Costa de Assis destacou o empenho da administração, de manter a construção mesmo durante a pandemia, adaptando as iniciativas ao que era necessário.
Cyro Terra Peres agradeceu aos profissionais da Superintendência de Engenharia do MPGO, relatando os desafios enfrentados durante o período pandêmico. O procurador-geral de Justiça agradeceu ainda às membras, membros, servidoras e servidores de Jataí. "É bonito ver como o MP é respeitado, e é pelo trabalho de vocês, promotores da comarca. Quero publicamente agradecê-los por essa dedicação e empenho. Aos servidores, digo que ouvi de todos os promotores elogios pela dedicação, disponibilidade e empenho de vocês. Esse prédio aqui também é para vocês."