SERRANÓPOLIS: ENEL APRESENTA PLANO DE MELHORIAS COM MUTIRÃO DE MANUTENÇÃO

SERRANÓPOLIS: ENEL APRESENTA PLANO DE MELHORIAS COM MUTIRÃO DE MANUTENÇÃO
Foto: Divulgação/Enel

• Iniciativa inclui troca de lâmpadas, de 40 geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel, negociação de dívidas e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.

• Companhia realiza mutirão de manutenção na rede elétrica da cidade, a fim de reduzir a incidência de quedas de energia no período chuvoso.

• Representantes da empresa também se reúnem com o prefeito Tarcio Dutra para apresentação de melhorias no fornecimento do município.

Representantes da Enel Distribuição Goiás participam nesta quarta-feira (15) de uma reunião de prestação de contas na Prefeitura de Serranópolis, com o prefeito Tarcio Dutra. Na ocasião será apresentado um plano de ação para melhoria do fornecimento de energia na cidade. Além disso, a companhia também promove a Caravana #EnelPorVocê, que leva para a população uma série de serviços como troca de 40 geladeiras para clientes pré-selecionados, troca gratuita de lâmpadas, atendimento móvel, cadastro no programa Tarifa Social de Baixa Renda e negociação de débitos.

Nesta quarta (15) e quinta-feira (16), em torno de 50 profissionais da empresa atuam em um grande mutirão de manutenção na rede elétrica da cidade, que inclui podas de árvores em contato com a rede elétrica, limpeza de faixa de servidão na zona rural, manutenção em estruturas deterioradas, troca de postes e instalação de espaçadores e de equipamentos telecontrolados. “A ação faz parte de um plano que visa reduzir a incidência de quedas de energia no município no período chuvoso, este trabalho preventivo auxilia, por exemplo, em interrupções no fornecimento de energia pelo toque da vegetação na rede ou por falhas em estruturas onde já identificamos a necessidade de uma manutenção”, explica o diretor de Planejamento e Gestão da Enel Goiás, Roberto Vieira.

Para a elaboração do plano de melhorias apresentado à Prefeitura de Serranópolis, a Enel realizou um levantamento detalhado das principais ocorrências do município e os locais com mais recorrência. Desta forma, foi possível identificar pontos estratégicos para priorizar as ações de manutenção. O plano inclui ações preventivas que já estão em andamento e um investimento de R$ 23,5 milhões em obras na Subestação Serranópolis até o final de 2023. São obras de construção de novas redes e de regulação de rensão, que estão sendo realizadas a curto e médio prazo, e têm como objetivo melhorar os níveis de tensão que chegam para os clientes, atender a crescente demanda da região e dar flexibilidade à rede, ou seja, aumentar a qualidade da energia oferecida na cidade.

Caravana #EnelporVocê

A Caravana #EnelPorVocê terá início a partir das 13h, na Praça da Rodoviária, onde os clientes da companhia poderão trocar gratuitamente até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Também no local serão trocadas as 40 geladeiras doadas pela companhia para clientes selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os serranopolinos também contarão com as facilidades da Loja de Atendimento Móvel da Enel, onde são oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Ainda será feito o cadastro dos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda. Para isso é necessário ter cadastro atualizado no CadÚnico e preencher os requisitos do programa do Governo Federal.

Além disso, a Enel está realizando a campanha Quita Fácil, que oferece descontos de até 50% em contas atrasadas há mais de 180 dias. Aqueles clientes com três contas ou mais, vencidas há mais de 180 dias, poderão ter descontos de até 50% do valor total da dívida, com a possibilidade de ainda parcelar em seis vezes – uma entrada de 10% mais cinco parcelas. O desconto incide sobre o total da dívida do cliente com a empresa, incluindo juros, multa e atualização monetária, e haverá cobrança de 1% de juros de financiamento. Já para aqueles clientes com débitos vencidos há menos de 180 dias, a Enel também facilitará a negociação com parcelamento em até 12 vezes – uma entrada de 10% mais 11 parcelas – e não haverá cobrança de juros. Os clientes de Heitoraí poderão procurar atendimento na loja móvel ao longo do dia para tirar dúvidas e realizar as negociações.

Investimentos

Desde 2017, quando assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel investiu R$ 4,8 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Serranópolis, além de novas ligações na zona rural. Somente de janeiro de 2020 para cá, a companhia já realizou mais de 3 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu cerca de 5 mil pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou mais de 1.500 metros quadrados de faixa de servidão.

Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Serranópolis, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Até o momento, o município conta com 18 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas do município. Outros nove serão instalados até o final do próximo ano.

Todo o trabalho realizado já trouxe melhorias para o fornecimento de energia no município. Em 2017, quando a Enel assumiu a antiga Celg, Serranópolis tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 42,91 vezes ao ano. Em outubro de 2021, os indicadores de qualidade já tiveram melhora e a frequência das quedas de energia caiu para 27,35 vezes ao ano, uma diminuição de 36,26%. “Temos avanços, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal. Por isso, seguimos com um robusto plano de investimentos e manutenções para todo o sistema elétrico, para dar aos nossos clientes a qualidade no fornecimento de energia que eles merecem”, ressalta Roberto Vieira.

Serviço   

Caravana #EnelPorVocê em Serranópolis

Quando: Quarta-feira (15). 

Horário: 13h às 17h. 

Onde: Praça da Rodoviária.

Sobre a Enel Distribuição Goiás 

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Relações com a Mídia 
Diretoria de Comunicação